Processo Seletivo 2008 Processo Seletivo 2007
Outros Processos Seletivos Portal UFG

 

Processo Seletivo 2008


MITOS SOBRE A CORREÇÃO DAS REDAÇÕES NO VESTIBULAR UFG

 

Muitos são os mitos que se criam a respeito da prova de redação, os quais normalmente prejudicam o candidato por lhe roubarem a atenção que poderia ser canalizada para aspectos realmente importantes. Vamos desmistificar alguns deles:

LETRA – Não há qualquer exigência de que o candidato faça sua redação em letra de forma.

TÍTULO – Embora o título possa contribuir com a coerência e a coesão do texto, a ausência dele, por si só, não diminui a nota do candidato. Não há um quesito específico para a avaliação do título que faça com que o texto nem sequer seja lido pelo simples fato de não ter título.

INFORMAÇÃO DO GÊNERO ESCOLHIDO – Na folha de resposta da prova de redação é solicitado ao candidato que informe o gênero escolhido. Não é imputado ao candidato, no entanto, qualquer prejuízo caso ele não marque a opção escolhida. É possível também que o candidato se engane na hora de marcar sua opção. Nesse caso, seu texto será corrigido utilizando-se a chave de correção do gênero que ele efetivamente escolheu e não a do que ele informou que escolheria.

SENSO COMUM X SENSO CRÍTICO – Há quem diga também que não se deve ousar muito, nem em relação à forma nem em relação ao conteúdo. Ou seja, esse mito sugere que o candidato escreva uma redação sem indícios de autoria. Esclarecemos que um dos critérios que o candidato deve satisfazer para atingir a nota máxima no quesito “adequação ao tema” é justamente que seu texto apresente marcas de autoria, isto é, que o candidato mostre-se autor do seu texto, não apenas em relação ao que diz, mas também em relação às estratégias lingüísticas utilizadas.

NÚMERO DE LINHAS – A UFG não estabelece número mínimo nem máximo de linhas. O texto é corrigido com base na chave de correção utilizada, que estabelece cinco critérios de avaliação (adequação ao tema; adequação à coletânea; adequação ao gênero; adequação à modalidade; coesão e coerência). Sugerimos que todos os candidatos tomem conhecimento dos critérios de correção das redações da UFG.

Acrobat Adobe Reader
 

Centro de Seleção - UFGCentro de Seleção - UFG