Área de Ciências Biológicas

BIOMEDICINA

Unidades: Instituto de Ciências Biológicas (ICB) – www.icb.ufg.br

Campus de Jataí – www.jatai.ufg.br

Duração: 8 semestres

O curso de Biomedicina visa capacitar o profissional para formular, elaborar e executar estudos, projetos ou pesquisa científica nos vários setores da Biologia e área médica ou a elas ligadas, bem como nos que relacionarem com a prevenção, saneamento e melhoria do meio ambiente e saúde humana, executando direta ou indiretamente atividades resultantes desses trabalhos.

O Curso propõe também a formar profissionais competentes, capazes de exercer atividades de nível superior de natureza especializada, envolvendo supervisão, coordenação e execução de trabalhos, estudos e pesquisas de nível tecnológico, bem como atividades complementares de diagnósticos e laboratórios que apóiam a profissão médica.

O curso objetiva formar profissionais que estejam aptos a:

•  realizar análises clínicas laboratoriais, assumindo a responsabilidade técnica e firmando os respectivos laudos (exames de: hematologia, microbiologia, imunologia, parasitologia, bioquímica, anatomia patológica, virologia, líquidos corporais, hormônios, coleta de materiais, meios de cultura e esterilização);

•  realizar serviços de radiologia, excluída a interpretação; manipular radioisótopos ou radiofármacos para uso de diagnóstico e terapêutica;.

•  executar todas as tarefas de banco de sangue (exceto transfusão); armazenamento de sangue e realizar todas as reações sorológicas para a transfusão;

•  auxiliar o médico em hemodiálise, transfusões e atuar, sob supervisão médica, em serviços de hemoterapia;

•  coletar, armazenar e realizar todas as reações sorológicas, testes de esterilidade e controle de qualidade do material usado para o armazenamento e reagentes para o diagnóstico das reações imunológicas;

•  realizar citologia esfoliativa para fins de diagnósticos e exames profiláticos;

•  executar exames preventivos, visando às doenças endêmicas, epidêmicas e cosmopolita, em doentes assintomáticos;

•  efetuar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente;

•  participar de equipes na área da saúde em nível tecnológico nas diversas atividades complementares de diagnóstico;

•  colaborar na realização de estudos e pesquisas de substâncias de interesse da saúde pública;

•  desenvolver pesquisas e efetuar controle microbiológico e imunológico, esterilidade, pureza, composição ou atividades de produtos de uso parenteral, vacinas, antitoxinas e antibióticos;

•  realizar pesquisas científicas no domínio das áreas físico, químicas, biológicas e bioquímicas de interesse da saúde pública;

•  assessorar autoridades em assuntos de sua competência;

•  emitir pareceres sobre assuntos de sua competência.

Os profissionais do curso de Biomedicina possuem as suas atribuições designadas na forma de Lei de Criação de Curso, tanto na área de Ciências Biológicas quanto na área da Saúde.

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Unidades: Instituto de Ciências Biológicas (ICB) – www.icb.ufg.br

Campus de Catalão – www.catalao.ufg.br

Campus de Jataí – www.jatai.ufg.br

Duração: 8 semestres

O curso de Ciências Biológicas, bacharelado, propõe-se a capacitar profissionais competentes, capazes de exercer atividades de nível superior de grande complexidade, envolvendo a realização de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, divulgação, assistência, coordenação e assessoramento na área das Ciências Biológicas, tais como:

•  atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Biologia;

•  desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis;

•  acompanhar a evolução do pensamento científico;

•  elaborar, executar e aplicar projetos;

•  desenvolver ações estratégicas para diagnóstico do problema nas diferentes áreas;?

•  prestar assistência e consultoria, dar pareceres e atuar para que a legislação relativa ao meio ambiente, saúde e educação seja cumprida;

•  atuar em projetos de pesquisas, como pesquisadores ou coordenadores.

O curso de Ciências Biológicas, licenciatura propõe-se a capacitar profissionais competentes, comprometidos eticamente com a ciência e a docência. Tal profissional, no desempenho de suas atividades, deve atuar como um agente que não separe, nem discrimine, a ciência técnica da cultura política, mas sim de maneira a possibilitar uma visão globalizante da Biologia e a contribuir tanto para a formação profissional quanto para a formação da cidadania. Para isso, alguns princípios fundamentais devem reger o ensino na licenciatura em Ciências Biológicas:

•  linha evolutiva considerada no trato da educação em Biologia;

•  educação ambiental perpassando pela aprendizagem da Biologia;

•  fundamentação teórica de qualidade em cada uma das ciências e matérias que compõem o conjunto necessário à compreensão das Ciências Biológicas;

•  multidimencionalidade do processo de captação, considerando todas as dimensões que habilitam um docente ao desempenho de suas funções, dentre as quais destacam-se a cognitiva, a cientifica, a técnica, a afetiva, fundamentadas pela dimensão pedagógica;

•  interdisciplinariedade – visão pluralista fundamental à capacitação do docente, o que implica uma articulação entre os conhecimentos das diversas áreas. Os conteúdos devem ser abordados considerando-se as diversas especialidades que são imprescindíveis à compreensão da Biologia como ciência no contexto educacional e da realidade social;

•  relação teórico/prática como uma constante no trabalho pedagógico;

•  reflexão conjunta sobre a prática de ensino, de modo a experimentar práticas coletivas desenvolvidas com o intuito de trabalhar habilidades fundamentais ao desenvolvimento docente e à crítica, as quais permitam novas propostas de ensino;

•  reflexão constante sobre a profissão do biólogo e seu campo de atuação analisados sob a ótica da proposta curricular de Licenciatura em Ciências Biológicas;

•  pesquisa em biologia e ensino de Ciências e de Biologia;

•  compromisso com o social pela análise de problemas regionais, além das questões universais, visando a uma atuação efetiva, com vistas à melhoria da qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.